O que é e o que não é dom: será que ele existe mesmo?



Olá!
Terminado a apresentação do projeto de pesquisa, agora rumo ao final de mais um semestre, e então férias! o/ 

Aproveitando o tempinho de folguinha, resolvi escrever um post sobre um assunto que andou me incomodando um pouco esses dias... Acho que não é nada raro para quem desenha ouvir de alguém a seguinte declaração: "eu queria ter esse dom"!

Esses dias, uma amiga me disse isso e tive que lhe dar um pára-te-quieto! "Criatura, não é dom porcaria nenhuma! É prática mesmo. É só sentar a bunda e desenhar!".

Mas o que mais de deixou "encucada" com isso foi ver que, ainda por cima, há ilustradores por aí que acreditam nisso, que desenhar seja um dom! D:

Então, com a pulga atrás da orelha, resolvi buscar mais referências sobre o que é e o que não é dom pela internet da vida, e eis que, para a minha grande decepção, a maioria dos sites dizem que: (vejam só que interessante!) 
"O dom, é uma capacidade especial inata. Na prática, um dom é um potencial para desempenhar com alguma facilidade determinadas tarefas que são complexas para a maioria das pessoas. Este é o fato de certas crianças desenharem bem, outras tocarem um instrumento musical com desenvoltura ou aprender números ou trabalhos manuais." - Canal do empreendedor

Pera, pára!

Inato, de acordo com o dicionário do Michaelis é tudo aquilo"que nasceu com o indivíduo; é congênito, ingênito, inerente." Depois a criatura me diz que dom é "um potencial para desempenhar com alguma facilidade". Meu namorado consegue descascar batata com muito mais facilidade do que eu. Agora quer dizer que ele tem o dom para descascar batatas, é? ¬¬

Gente, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

Agora pergunto aos colegas desenhistas e ilustradores, seguindo a lógica de que desenhar é inato, quem aqui nasceu sabendo desenhar do jeitinho que vocês desenham hoje??? Ou quem foi a criatura iluminada que nasceu sabendo como tocar uma guitarra, sem nunca ter precisado de aulas?

Mesmo que tenha aprendido de forma autodidata, isso demanda esforço, tempo, estudo e prática. Ou seja (cerveja), nada de inato aqui, ok?! Também não há nada de desempenho fácil aqui!

Dia desses (acho que já comentei isso com alguém por aqui) encontrei um artigo sobre um japinha de 10 anos que desenhava retratos de pessoas maravilhosamente bem. Dai fui ler a reportagem, e eis a explicação: os pais dele exigiam que ele desenhasse, desde os 6 anos, entre 5 a 10 retratos por dia! Não vou comentar sobre o absurdo que é impor a uma criança uma tarefa dessas como se fosse um dever, mas fica aí mais um exemplo de esforço e prática.

Então, fiquei pensando o que diabos poderia ser considerado dom mesmo...sendo o dom  um dote natural, sinônimo de talento (que, segundo o dicionário, é uma disposição natural para desempenhar coisas — praticamente o mesmo que o dom). Pois posso saber cantar, mas não ter o talento para isso — por exemplo, minha mãe mesmo que canta sem desafinar, mas não tem talento algum para isso!. Aliás, o interessante sobre o canto é que embora algumas pessoas cantem bem sem nunca ter praticado nada, eu também não diria que isso é um dom, pois há uma explicação cientifica muito simples por trás dessa façanha. Algumas pessoas simplesmente nascem com mais capacidade auditiva (pois a voz depende da audição, vide os surdos-mudos — que na verdade não são mudos!). Sem falar que qualquer um pode aprender a cantar (com muito esforço e prática). :) E como comentei antes, saber cantar, não necessariamente implica em ter talento para cantar. Assim como saber lecionar, não necessariamente implica ter talento para ensinar (quantos professores já vimos que, embora eles tenham um grande conhecimento em sua área, não conseguem transmitir seus conhecimentos?). Acredito que seja a mesma lógica.

Enfim, vi alguns sites dizer que falar com desenvoltura em público pode ser um dom (mas isso também pode ser praticado e aprendido). É bem verdade que algumas pessoas já fazem isso naturalmente, sem nunca ter treinado para isso, mas acho que isso é algo característico das pessoas extrovertidas. Aí, dizer que a pessoa nasceu com o dom para ser extrovertido, me soa bem estranho. Sei lá... O que acham? Será que existe mesmo esse tal de dom?


Obrigada por acessar o blog! ♥ 
Me encontre também aqui: 

Comentários

  1. Concordo com vc e tb dou "meus berros" quando alguém fala q é dom. Dom deve ser o nome da minha cadeira que sento sempre pra treinar ahauhauahuaa ai é dom . Mto treino e dedicação =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dom é o nome da cadeira, claro! Faz todo o sentido! aiuheauiehauiehaui pois é, não sei qual é a das pessoas que gostam de minimizar seus esforços, por que dizer que algo é um dom é reduzir tudo o que tu fez, todo o suor que tu expirou a um nada! por que dom, como dizem, é um nada! :\

      Excluir
  2. Eu tô digitando com os pés, porque com as mão tô aplaudindo!!!! Sempre digo que o único dom que existe é o de incomodar! É cansativo ter que sempre, sempre explicar para as pessoas que tem muito treino, estudo e dedicação (lágrimas muitas vezes) por trás de cada desenho, que as coisas não aparecem milagrosamente no papel e que o processo criativo é tão complexo quanto a resolução de um problema matemático.
    Me entristece ver ilustradorxs falando que desenhar é um dom divino, que foi algo dado por deus, não estou atacando nenhuma religião, só fico chateada por uma pessoa com a mesma formação que eu colocar sua crença acima de seu próprio estudo :/
    -- Fora isso, parabéns pela defesa do projeto! o/ Chega logo férias hihihi
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "dom pra incomodar" nesse eu acredito! por que, oh, realmente, em algumas pessoas é inato mesmo. Como eu comentei ali com a Michelli, dizer que todo o nosso esforço e estudo é um dom, é minimizar o que fizemos a nada! é muito triste mesmo. Mas enfim, nem me fale, já entrei nesse semestre sonhando com as férias! T__T bjsss :***********

      Excluir
  3. "É só sentar a bunda e desenhar!" ~ Parece eu falando! auhsaushaushas E quando começo a ficar irritada com isso, fico irônica e pessoal não gosta quando sou pé no chão.
    Se tem um assunto que me irrita PROFUNDAMENTE e me faz virar os olhos, é esse.
    Enfiar o dom no teu c♥.
    hahaha
    É mal do ser humano dizer isso pra "ter uma desculpa" do por quê ele não consegue fazer, então, para ter esse grau de "superioridade" porque ser humano ADORA se comparar, vem com esse maldito papo do Dom. ¬¬
    Minha cara eternamente para esse papo é: ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ HAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas nem digo que a comparação seja algo ruim, na verdade, sabe. acho que ela é importante para nos compreendermos, e compreendermos o outro. O ruim é a minimização de nós mesmos, ou do outro. ou querer nos por (ou o outro) num pedestal. Que é o que acontece com que acredita no dom. Aliás, com o dom, acontece os dois ao mesmo tempo, né. tu minimiza o esforço da pessoa a algo simples como ter nascido com o dom, e ao mesmo tempo tu superioriza ele, por ter nascido com esse dom! aiuheuaiheuia coisa de louco mesmo!

      Excluir
  4. Gennnnte adorei esse texto e tb vivo falando sobre isso! No máximo o que existe é a pessoa ter mais prazer do que outras fazendo certas atividades e isso vai fazê-la praticar mais e consequentemente se desenvolver mais naquilo. Faz uns três anos que voltei a desenhar depois de muito tempo parada e totalmente enferrujada. Ainda tenho coisa d+ pra aprender ainda (isso nunca acaba né rs), mas senti na pele a evolução que a prática constante traz... Enfim... essa parada de dom é bullshit!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, isso de prazer tem muito a ver também!!! principalmente com a questão da concorrência, que já me perguntaram, quando eu disse que qualquer um pode desenhar, e respondi que não tem problema, por que além do fato de que cada um tem o seu estilo, e isso é o que vai te direcionar no mercado, há esse fator do prazer, pois nem todo mundo que desenha sente prazer em desenhar ou vai querer fazer disso sua profissão. Então, isso acaba filtrando bastante a coisa também. Mas é bem isso mesmo, eu também fiquei um tempão sem desenhar...eu desenhava muito quando criança, mas depois que entrei no meu primeiro curso na faculdade, eu parei de desenhar, e só há pouco tempo, de uns dois ou três anos pra cá também, que voltei. E sem dúvidas que a ilustração é algo que está sempre em constante evolução, e estamos sempre aprendendo novas coisas, novos jeitos de ilustrar, de colorir, de conceituar... o/
      Obrigada pela visita e pelo comentário, Thaty!♥
      :*************

      Excluir
  5. Bem, eu desenho desde pequena e sempre tive facilidade, mas é claro que meu desenhos evoluiram muito e não é por dom e sim por que pratico e tento aperfeiçoá-los, aso contrário estariam as mesmas coisas estranhas de antes. Ter facilidade em algo não significa que outras que nao tenham não sejam capazes.

    Ps: Amei seu blog, amei as ilustrações, estou apaixonada por esse cantinho ♥ http://umaamelie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Izabella! Que bom saber que gostou do blog e dos meus desenhinhos! :3 hehe acho que nós sempre teremos algo para evoluir..seja no traço, na poética ou nas técnicas mesmo...eu, pelo menos, me considero estar em constante processo evolutivo num desses aspectos. Mas é isso mesmo, "Ter facilidade em algo não significa que outras que nao tenham não sejam capazes." e não é ter nascido com essa capacidade...pq todos nós nascemos com zero informação na nossa cabeça. nós é que vamos decodificando tudo a nossa volta e transformando essas informações em algo, né.
      Obrigada pela visita e pelo comentário!!! beijos :************

      Excluir
  6. Sim, sim, sim! Odeio quando chegam pra mim falando exatamente isso: "queria ter esse dom". Porque chega a ser meio ofensivo, sabe? Todas as horas de trabalho e estudo são menosprezadas ali naquele "mas você tem facilidade pra isso" que tá implícito no ~elogio~. Ai ai, seja como for, muito bom ler um texto desses <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Valeska! Obrigada pelo comentário! Realmente chega a ser ofensivo mesmo, mas acho não fazem isso por mal. É apenas falta de informação. E acredito que cabe a nós, que desenhamos, educá-los quanto a isso, né?! :/
      bjss :********

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço aos que reservarem um tempinho para comentar! ♥
Ah!, se tiver alguma sugestão de post ou quiser mandar alguma dúvida, ou qualquer mensagem, vou amar receber *-*

Postagens mais visitadas