Efeito "Dissolver" com aquarela



Olá!
Como tinha comentando no post anterior, eu aprendi observando o trabalho da Wanderlustdeer a fazer um efeito muito bacana com aquarela, e é isso que vim mostrar pra vocês aqui. :) Ah, talvez alguns de vocês já conheçam essa técnica, mas enfim, fica aqui o registro para quem não conhecia, ou quem faz diferente... E falando nisso, não sei se é realmente assim que ela faz, mas foi a solução que encontrei ao tentar copiar o efeito. E isso é uma coisa bem legal de se fazer com artistas que admiramos: observar o trabalho dele, e tentar aprender algo com ele; seja o traço, seja a técnica, seja a poética. :)

Bom, eu ia gravar esse tutorialzinho em vídeo, pois acho que ficaria bem melhor, mas o tempo aqui no Sul, em Porto Alegre, pelo menos, está bem ruim. E para piorar, a janela do quarto é pequena e a minha mesa não fica de frente para ela, então, tem pouca luz. Tentei gravar à noite também, com todas as luzes do quarto acesa, mas também não ficou legal. Preciso de uma câmera melhor! Então, vai na base das fotos mesmo. Espero que dê para entender, mas se ficar alguma dúvida, é só perguntar que respondo.

Mas vamos lá. O modo como eu faço é super simples, só exige um pouquinho de paciência. Se alguém souber de mais alguma outra maneira, pronuncie-se. T_T

Para essa técnica, eu uso dois pincéis: um de ponta fina e outro de ponta média. como mostro na foto aí de cima, que não dá para ver nada! ¬¬

O primeiro passo, então, é fazer o desenho. Geralmente, desenho no papel para aquarela usando o grafite azul, que marca menos no papel, e fica menos visível também. Mas aqui, para vocês conseguirem ver bem, usei o grafite cinza, comum. Essa técnica uso pra colorir estrelas, flores, e nuvens, mas dá para fazer com o que quiser, é só deixar a imaginação fluir. :)









Feito o desenho sobre o papel, pego o pincel mais fino, molho ele na água, passo sobre a tinta e então vou percorrendo o contorno do desenho. Aqui, comecei pelas nuvens, como podem ver. Com a tinta ainda fresca, pego o pincel médio, molho ele também, e vou "varrendo" de leve sobre a extremidade externa da tinta de fora para dentro (da parte branca do papel, até onde está a tinta). E aí, ele vai ficando assim, como mostra a primeira foto de baixo.






Outro modo de fazer esse efeito, é passando primeiro o pincel na água, sem tinta, e aí contornando o desenho com a água limpa mesmo. Aí, passo a tinta no pincel fino, coloco-a sobre a água no papel, e com o pincel médio, vou "varrendo" a água também (de fora da tinta, para dentro). Também posso fazer isso com mais de uma cor, como mostro na última imagem aí de cima.




E aqui mais algumas imagens do processo.



E aqui, o resultado de como ele ficou. Às vezes, a água pode ficar bem marcada no papel, depois de bem seco. Para evitar isso, eu passo a ponta do dedo mesmo, sobre a parte em que a tinta está bem diluída na água, como se fosse borracha, para evitar isso e ficar algo mais homogêneo.

E é isso, espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, é só perguntar. :D


Obrigada por acessar o blog! ♥
 Me encontre também aqui:

Comentários

  1. Curti d+ a dica desse efeito! Faço algo nesse sentidonas minhas ilustras no preenchimento, mas adorei o efeito em contraste com o vazado e acho que nunca experimentei isso, vou tentar :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenta, sim! fica bem legal! eu acho, pelo menos! hehe
      :*****

      Excluir
  2. Heey!
    Eu não costumo pintar aquarelas, mas adorei as dicas ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom saber que gostou, Guilherme! ;) obrigada pela visita e pelo comentário!
      Bj :*

      Excluir
  3. Adoro esse jeitinho de dissolver auhauhaua uso muito pra sombras =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, tá aí...nunca testei assim para sombras. eu, geralmente, só misturo a tinta e passo com um pincél fino.. mas é uma boa dica! :D

      Excluir
  4. Na universidade meu prof chamava isso de aguada...é o básico pra vc começar aquarela,aprendendo a fazer o degradezinho da cor mais escurinha até o branco do papel :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, como não fiz artes visuais, aprendi a mexer em aquarela sozinha, então eu mesma dei um nome pra isso auiehuae mas já ouvi falar em aguada, sim. (e eu bem feliz achando que tinha descoberto a roda! iauheauiehaui T__T)

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço aos que reservarem um tempinho para comentar! ♥
Ah!, se tiver alguma sugestão de post ou quiser mandar alguma dúvida, ou qualquer mensagem, vou amar receber *-*

Postagens mais visitadas