domingo, 16 de agosto de 2015

4º Festival do Japão: eu fui!



Olá!
Ontem e hoje (15 e 16 de Agosto) aconteceu em Porto Alegre o 4º Festival do Japão. Infelizmente, não pude visitá-lo no primeiro dia, mas hoje fui lá e resolvi trazer para cá um pouco da minha experiência.

O evento começou as 10 horas da manhã no pátio interno da Academia de Polícia Militar, mas eu e o namorado chegamos um pouco depois, quase às onze horas. A entrada era gratuita, mas eles estavam recolhendo alimentos não perecíveis. :) O objetivo do evento era celebrar a vinda dos japoneses ao Brasil, compartilhando um pouco de sua cultura, entre costumes, culinária e lazer para os visitantes.

Bom, estava tudo muito bacana, as apresentações foram lindas, mas senti alguns problemas... Eu não sei como estava no sábado, mas creio que depois que a Zero Hora (jornal do grupo RBS) divulgou ontem o evento no portal online, o festival consequentemente ganhou mais visibilidade, o que gerou quase uma superlotação. E pelo que senti, foi quase como se eles não estivessem preparados para tanta gente. Na verdade, as pessoas chegaram em bando depois do meio dia. Antes disso, estava tranquilo. O palco parecia ter tamanho suficiente para os apresentadores, mas depois que as pessoas foram chegando mais, e enchendo o local, tive a sensação de que os apresentadores estivessem quase encurralados num cantinho, enquanto um monte de gente sem educação (porque conversar com seu acompanhante parecia mais importante do que as apresentações) lotava a área principal do evento. Sem falar que tinha uma apresentadora lá muito despreparada (pra não dizer grossa).




Dentro da programação do evento estava exposições de produtos artesanais e oficinas. Tinha oficina de bonsai (como cultivar um — e encontrei lá um pequeno bonsai de Sakura <3), oficina de origami, oficina de pintura (que no fim, não consegui tirar fotos, porque estava lotado T_T), e ainda tinha uma demonstração da cerimônia do Chá, que também não pude ver T_T por conflitos com horários. A cerimonia é longa, e como eu já vi em vídeos, resolvi priorizar as apresentações.




Este moço com o Shamisen (o instrumento musical que ele está tocando) é o primeiro a tocar e lançar um cd de músicas tradicionalistas japonesas na América Latina. A apresentação dele e do seu grupo foi maravilhosa! Mal consegui tirar os olhos deles! ♥

E este japa aqui embaixo, me conquistou com sua simpatia, simplicidade e humildade! Ele falava um português muito pobre, com um forte sotaque japonês, mas a gente via que ele estava ali de coração (apesar da propaganda que fez de sua empresa hehe). Eu realmente fiquei indignada com a falta de sensibilidade e tato das pessoas a minha volta, que não estavam apreciando o fato de ele ter ficado dentro de um avião por 22 horas (segundo a apresentadora do evento) só para cantar durantes esses dois dias para nós. É bem verdade que as músicas que ele cantou eram bem calmas, paradas, mas foram todas compostas por ele. E ele cantou muito bem! ♥ Tive vontade de sair de onde eu estava para abraçar e agradecê-lo por sua apresentação, porque ele não ganhou palmas suficientes.  :(


Além das apresentações musicais, então, teve também demonstrações de artes marciais. Kempô, Karatê e Kendo. Ainda teve Aikidô, mas como fomos embora um pouco antes do evento acabar, não conseguimos ver este último. :(

Aqui embaixo, estão fotos de 3 grupos de dança, todos formados por senhorinhas japonesas ♥ residentes aqui no Rio Grande do Sul e São Paulo (se não me engano)! E coloquei ali uma foto que consegui das moças com suas Yukatas lindas! ♥__♥ (tinha até um Inu Yasha passando aiuehauie)






E este moço lindo de quimono?! Eu ia tirar uma foto de rosto dele, mas como não pedi licença, achei melhor não fazer isso. Até porque ele não estava fazendo cosplay, ele estava lá de quimono em respeito à sua pátria mesmo.

Enfim, como disse antes, achei que algumas coisas foram mal planejadas, como o palco de apresentações e, principalmente, as barraquinhas de comida (eu deveria ter tirado fotos, mas realmente esqueci desse detalhe). Depois do meio dia, ficou beeeeem complicado de transitar por aquela área. Ainda bem que a comida estava excelente, fazendo valer a espera. Mas poderia ter sido melhor organizado. 

Para encerrar o post, então, apesar dessas pequenas chateações (e quanto mais reclamona fico, mais percebo que estou ficando velha T_T), o evento, como um todo, foi mesmo lindo de se ver! Achei melhor até do que esses eventos de anime/mangá que fazem todo ano, porque aqui eles trouxeram cultura mesmo. E as pessoas estavam todas sorridentes, felizes, apesar do tempo nublado e meio friozinho que fez.  :)


Obrigada por acessar o blog! ♥ 
Me encontre também aqui: 

4 comentários

  1. Heey!
    Que evento legal, pelo visto foi maravilhoso, gostaria de ter participado <3
    Parabéns pelas fotos, estão muito boas ^^
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,Guilherme, foi ótimo mesmo. se não me engano, há festivais do japão em minas também. :)
      obrigada pela visita! bjss :************

      Excluir
  2. Adorei as fotos!!! Você poderia ter pedido ao moço de kimono uma foto. xD Por aqui tem alguns festivais promovidos pela comunidade japonesa, e eu costumo ir de kimono também. Algumas pessoas pedem para tirar foto. Ele com certeza deve ter ouvido alguns pedidos durante o passeio no festival - mesmo que não seja cosplay.
    E as ikebanas estavam lindas! Adoro ikebana, acho muito bonito - queria ter dinheiro para comprar uma bem bonita, ou queria ter destreza e conhecimento para fazer várias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh, eu sou muito envergonhada pra pedir foto. e ele meio que tinha cara de bravo. haha eu pedi pra tirar a foto do guri fazendo cosplay do Mihawk! na verdade, ele tava ali sentado, parado, posando pra qualquer um que passasse e quisesse tirar foto. Eu passei por ele perguntando se poderia tirar foto, e ele só balançou a cabeça, bem sério, todo incorporado no personagem. Dai tirei a foto, e elogiei ele, né "bha, muito bom o cosplay, até a cara de sério tá igual" e aí ele começou a rir! auiehaiuehui Ah, e siiim, as ikebanas são lindas. também queria uma em casa, mas se depender de mim, elas morrem T___T

      Excluir

Agradeço aos que reservarem um tempinho para comentar! ♥
Ah!, se tiver alguma sugestão de post ou quiser mandar alguma dúvida, ou qualquer mensagem, vou amar receber *-*

© 2016 BIAREYS.COM.BR ALL RIGHTS RESERVED. Tecnologia do Blogger.
© Bia Reys
Maira Gall