illustrationfriday: monster, e o perigo da licença Criative Commons

 Já faz um bom tempo que conheço o illustrationfriday, mas só agora consegui submeter um desenho meu lá! o/

Ele funciona assim: qualquer pessoa pode submeter um desenho seu. Basta ele estar dentro do tema escolhido. O tema é sugerido por qualquer um, e o tema escolhido, toda sexta-feira, fica lá por uma semana, de sexta à sexta.

As vezes, eles colocam uns temas bem complicados, meio surreais, mas acho que a graça nele é justamente essa, para a gente poder treinar a criatividade e sermos desafiados e criar algo diferente.

Esse desenho que fiz, entitulei "The monster in me". A ideia do monstro saindo de dentro dela, veio num vídeo, na verdade, que vi semana passada no blog da Alice. O vídeo mostra uma animação sobre a timidez, e como ela é um bichinho que se agarra a nós nos momentos mais críticos, em que mais precisamos nos soltar. Ela nos impede de fazer algo. Me identifiquei. E fiquei pensando como isso é uma coisa nossa, que nós mesmos criamos. Temos muitos bichos dentro de nós mesmos, e que nós mesmos criamos. E o que é pior, nós nos apegamos a eles, e por isso temos dificuldades de abandoná-los. São quase como animaizinhos de estimação. Nós cuidamos deles, alimentamos eles, e os acariciamos quando nos sentimos bem, seguros, em nossa zona de conforto. :/

Não é um conceito lá muito original, eu sei, mas estava com essa imagem na cabeça, quando vi o tema monstro, e resolvi fazer. :) Espero que gostem. Ele era pra ter saído mais "dark", mas acho que simplesmente não consigo me livrar das cores.

Ah, gravei um speedpainting dele, mas, desta vez, está sem música.



Por questões de direitos autorais, resolvi que não vou mais adicionar músicas aos meus vídeos. Mesmo eu colocando quem é o autor da música, acho melhor não fazer mais isso... Então, me sugeriram procurar músicas livres de direitos autorais, mas fui buscar sites que tenham isso, e todos eles diziam a mesma coisa: as músicas são royaties free, mas estão sob a licença do Criative Commons. 

Muito cuidado com essa licença! Ela não nos dá o direito de usá-la como quisermos! Ela nos permite usá-la, apenas, para uso pessoal, sem lucro algum. Mesmo que você não esteja vendendo um produto com algo que esteja sob aquela licença, mas no seu site tenha algo à venda, já não pode, não!

Tenho visto gente distribuindo fontes e imagens fofinhas, ou ícones para blogs, e o escambal à quatro, com essa licença, sem uma explicação clara sobre isso. E depois tem blogs comerciais usando esses não tão "freebies" por aí, sem saber o que estão fazendo. Muito cuidado. O melhor, em via das dúvidas, é você sempre criar a suas próprias imagens, suas ilustrações, suas fotos, para evitar uma dor de cabeça futura! ;)

Obrigada por acessar o blog! ♥
Me encontre também aqui:

Comentários

  1. Oi Bia! adorei a tua interpretação sobre o tema. Fui uma criança muito tímida e ainda hoje sou bastante fechada (a típica antipática à primeira vista, mas sou legal), e só na faculdade aprendi a me expor mais, a falar mais alto, a me fazer ouvir.
    Quarta-feira vou dar uma oficina sobre apresentação de trabalhos acadêmicos e falarei justamente sobre isso, então, muito obrigada pela dica do vídeo, vou mostrar! :D
    No editor de vídeos do YouTube tem uma série de músicas que podem ser usadas nos vídeos monetizados sem problema, dá uma olhada.

    Beijão! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lidy! Que bom saber que fui útil! :D Também me enquadro nessa de "típica antipática à primeira vista, mas sou legal". então, te entendo muito bem. O vídeo é ótimo, acho que vão gostar. :) E obrigada pela dica do editor do youtube..não vi ainda essa opção (talvez pq nunca coloquei como "monetizar video"), mas vou dar uma procurada. :)
      bjsss :**************

      Excluir
  2. Fico encantada com cada desenho novo que você faz,fico admirando eles de tão fofinhos que são.
    Até mesmo esse que é meio Dark ficou fofo,e as cores formaram uma combinação perfeita <3
    Realmente concordo com você,temos que criar nossas próprias ilustrações ou tirar nossas próprias fotos para ter algo nosso mesmo e evitar dor de cabeça.

    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika, obrigada pelo comentário, e pela visita, fico feliz por saber que está gostando dos meus desenhinhos. :3 e, realmente, é melhor previnir que remediar uma dor de cabeça dessas, né..
      bjss :***********

      Excluir
  3. Que ilustra mais profunda, com certeza remete bastante a sua inspiração, pois nossos medos são nossos piores inimigos.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paola, obrigada pelo comentário. Realmente, nós nos privamos de muitas coisas por causa do medo. :\

      Excluir
  4. Eu simplesmente adorei a ilustração! Achei o conceito bem bolado - apesar de você ter achado que era algo batido. xD ´´E incrível como todos nós alimentamos vários monstrinhos dentro da gente, ne. Eu sou muito tímida - só consigo me soltar quando conheço já a pessoa mais ou menos bem, e ainda assim "olhe lá"! Por exemplo, tenho vergonha de mostrar textos e/ou imagens que produzo para as pessoas - só consigo mostrar se eu souber que não necessariamente a pessoa me conhece pessoalmente.
    E quanto à trilha sonora, tenho uma dúvida: músicas clássicas, tipo Bach, não são consideradas de livre uso? Ou ainda assim estão sob licença devido à execução da orquestra? Já ouvi falar que uma boa saída para trilha branca (essas sem direitos autorais) seriam essas clássicas, mas agora fiquei com a pulguinha atrás das orelhas...
    Beijokas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm sou meio assim, cheio de vergonha pra mostrar minhas coisas pras pessoas. pra tu ver, só agora to mostrando meus desenhos, e só pq minha irmã ficou me incomodando pra isso! xD se não, acho que nunca teria mostrado.
      eu já pensei também sobre musica clássica, mas também não sei como ficaria essa questão dos direitos autorais. eu queria ver com advogado, pq também tenho outras dúvidas sobre direitos autorais, mas pagar 200 contos só pra fazer duas ou três perguntas, é meio palha mim. T_T
      bjss :************

      Excluir
  5. Linda ilustração, gostei também do tema, também sou tímida, hoje menos que no passado, mas uma vez ou outra lá vou eu alimentar meu monstrinho e acabo perdendo ótimas oportunidades.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Zaleska, obrigada pelo comentário, e pela visita. Acho que todo mundo tem um monstrinho que nos impede de agarrar alguma oportunidade. :/ mas acho que é algo que faz parte mesmo...
      bjsss :*************

      Excluir
  6. Meninaaaaa, suas ilustrações são incríveis! :O
    Você precisa mostrar isso pro mundo! Adorei acompanhar o processo de criação.
    Seguindo você nowww

    Sushi Baiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Susan, obrigada pela visita, e pelo comentário. Fico feliz por saber que curtiu meus desenhos :3
      bjss :**************

      Excluir
  7. Não tinha visto ainda essa ilustração! Muito legal! Me lembrou um jogo muito fofo/assustador chamado Frambow (o que não quer dizer que achei o seu conceito batido). :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, mas que não é original, eu sei que não é... mas como eu disse ali, era algo que tava na minha cabeça e precisava colocá-la no papel, externalizar isso. haha não conhecia esse jogo, mas achei bacana o design dele (dei uma olhada no google). enfim, obrigada pelo comentário, Lili! <3 bjsss :**********

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço aos que reservarem um tempinho para comentar! ♥
Ah!, se tiver alguma sugestão de post ou quiser mandar alguma dúvida, ou qualquer mensagem, vou amar receber *-*

Postagens mais visitadas