Antes da Mary x Depois da Mary



Olá, desculpem a ausência, mas essa semana foi um tanto corrida para mim... Bom, eu já tinha mencionado antes que faria o workshop da Mary Cagnin, e agora já faz umas duas semanas que terminei as aulas com ela (foram três sextas feiras, por uma hora, cada) — e só agora consegui me organizar pra mostrar aqui pra vocês o resultado.

Primeiro, preciso dizer que ADOREI ter conhecido a Mary, ela é super simpática e acessível. A gente pergunta, e ela responde tudo numa boa. Então, só por isso, creio que já valeu bastante. :) Os meus primeiros contatos com ela foram via facebook, mesmo. Mandei uma mensagem inbox pra ela, dizendo que queria participar do workshop via skype, e começamos a trocar algumas informações. Depois, ela me enviou por email uma listinha básica de materiais necessários, e, feito o pagamento, partimos para as aulas. :)

As aulas foram super práticas e didáticas, no meu ponto de vista. Pelo menos, tendo consciência das limitações sobre como seria aulas via skype, né. Acho que é preciso ter em mente que há limitações quanto a isso.

No primeiro dia, ela foi me falando sobre cores, pincéis, e foi me mostrando, em tempo real, algumas técnicas possíveis com a aquarela (lembrando que o workshop dela é voltado para iniciantes). Vou confessar que algumas coisas que ela me falou eu já sabia, mas de qualquer forma foram válidas para reforçar. Além disso, como vou falar mais adiante, por incrível que pareça, me serviram muito.

No segundo dia, ela me mostrou um pouco sobre luz e sombra, além de ter me dado mais algumas dicas *valiosas* sobre combinações de cores.

No terceiro dia, vimos mais um pouco sobre técnicas de pintura, como fazer manchas (que me ajudou muuuuito) e fizemos juntas uns exercícios.

Agora vou comentar sobre o que eu senti, sobre as minhas impressões, sobre o que o workshop deixou em mim, lembrando que a experiência com o ele depende muito de cada um, do conhecimento que cada um tem!

Sei que tem muita gente que não se dá bem com teoria, mas já eu necessito dela. Algumas pessoas acreditam que a teoria aprisiona a criatividade, mas, para mim, pelo menos, ela surte efeito oposto. Ela me liberta e abre um leque enorme de possibilidades. A teoria me faz sentir mais segurança, por alguma razão. E fazer esse workshop com o Mary me ajudou muito mesmo. ♥ Ela me ajudou a criar uma consciência sobre o que eu estava fazendo, que antes não tinha, como eu disse a ela. Antes, eu ia apenas nos meus achismos, no que eu escolhia como apropriado, mas sem bem saber o porquê. Eu não entendia muito bem o motivo pelo qual as minhas pinturinhas em aquarela acabavam por tendo aquele resultado que tinham. Agora eu sei. E ter conhecimento sobre processos me possibilita manipular a arte mais ou menos como eu quero, de uma maneira mais precisa, consciente e consistente. E digo "mais ou menos" porque, no final das contas, o trabalho sempre sai um pouco diferente do que a gente imagina em mente. Mas não que isso seja algo negativo, de maneira alguma, porque, acredito eu, um bom trabalho fica ainda mais rico quando ele sai "sem querer" (entre aspas mesmo, pois nunca é totalmente sem querer).

Então, eis que, aqui, trago um antes e depois das minhas brincadeiras com aquarela.



Essas duas, são ilustrações que fiz antes de fazer o workshop da Mary. Notem como a pintura em volta das bonequinhas parecem "sujeiras", "manchas". São tintas que foram grotescamente colocadas ali, sem muito jeito. Agora vejam as três imagens abaixo.





Essas três são ilustrações que fiz no ultimo dia do workshop. Não sei se vocês conseguem perceber a diferença (minha câmera é uma porcaria e ainda tirei essas fotos no final da tarde (já estava com pouca luz entrando pela janela, e o céu nublado não ajuda em nada), juro que pessoalmente as cores são mais vivas, mas espero que dê para verem algo T_T), mas sinto que as cores parecem mais limpas, mais definidas. Meus degradês estão ficando melhores (ainda preciso de mais prática, mas assim como o desenho, a pintura também é uma questão de prática, não só de teoria). Além disso, descobri que, para o meu traço, fica mais interessante fazer o contorno das minhas bonequinhas com canetinhas nanquim coloridas, do que apenas usar o pretão, como fiz nas primeiras...

Enfim, super recomento o workshop para aqueles que não têm muita (ou nada) prática com aquarela. Como disse, a Mary é super acessível e querida, e com certeza vai ajudar. :)
Quanto à mim, agora, é só partir para mais e mais práticas, experimentar coisas novas e ver até onde consigo ir. Espero que tenham gostado do post. :)



Obrigada por acessar o blog! ♥
Me encontre também aqui:
Deviantart | Facebook | Instagram | Tumblr

Comentários

  1. Que lindeza! Eu acho que nunca fui em workshop de nada. ):
    E como sempre, arrasando nos desenhos. <3
    Pare de sumir! Malvada! u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaque! <3 sabe que antes desse, também nunca tinha participado de um workshop. é legal. quando entrar no curso de artes, pretendo cursar mais workshops (imagino que a propria faculdade ofereça alguns). aliás, nós vamos! o/ ;)
      bjsss :***********

      Excluir
  2. Acho suas ilustras tão fofas! Bem, confesso que não pude perceber tão bem a diferença, mas percebi que quando não faz o contorno preto fica mais leve, tem uma pegada maior de inocência, não sei explicar direito o que sinto quando olho. ><

    Ah como eu queria saber ilustrar, desenhar, usar aquarela... :(

    Beijos ♡♥

    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, imaginei que não desse mesmo pra ver muito bem as diferenças. T_T talvez elas sejam mínimas mesmo... preciso de mais práticas. mas se tu puder, tenta brincar um pouco com aquarela também! :) tem um monte de tutoriais bacanas na internet pra iniciantes também. :)
      bjsss :**********

      Excluir
  3. Oi Bia, que incríveis ficaram as aquarelas pós-workshop! A maior diferença que notei foi no "corpo" da ilustração, nos volumes ocasionados pelos contrastes e manchas. Ficaram ótimas, mesmo.
    Eu marquei com a Mary para o mês que vem, quero fazer umas 3 aulas também, pelo menos, porque sinto falta de um tempo para conversar com alguém, perguntar se é isso mesmo, no que preciso melhorar. E como estarei de férias, quero tirar um tempo para aperfeiçoar meu traço também, é aquilo que tu disse, não adianta ficar só na teoria, aquarela é prática e nem sempre tenho tempo disponível para estudar.
    Beijão! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que alguém percebeu alguma diferença T_T já tava me sentindo meio murchinha auiehauiehaeui. Mas é isso aí, Lidy! Acho que ela pode te ajudar, sim. E ela responde tudo direitinho, numa boa. Ter alguém com quem conversar sobre técnicas é legal mesmo. senti isso com esse workshop... eu ainda tenho mais um mês de aulas, mas pretendo me dedicar mais a aquarela nas férias também. comprei um daqueles livros que tinha comentando num outro post. é bem legal também, com uns exercícios bons. depois comento sobre ele aqui (não é aquele que a ju rabelo tem...).
      bjsss :***********

      Excluir
  4. Oi Bia! Gostei muito do post! Acho bem bacana ler sobre experiências com desenho! E você fez de uma forma muito organizada, falou do workshop, como foi sua experiência e também as fotos do antes e depois! Parabéns pelo post, ficou ótimo! Suas ilustras são um amor!! lindas! E adorei ler sobre aquarela, estou começando, tentando, super iniciante na verdade haha e lendo aqui percebi que tenho vários caminhos para ir atrás! :D beijoos

    http://inicioemcor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Jananína! que bom saber que gostou do post! :) é isso aí mesmo, com aquarela, as possíbilidades são bem variadas. vai de cada um, como se habituar com ela. mas, principalmente, o importante a se ter em mente, é que a prática é que faz o artista :)
      obrigada pela visita e pelo comentário!
      bjsss :***********

      Excluir
  5. Oi, Bia! Que legal ver essa evolução! Eu tb faço isso de acrescentar tinta depois e não ficar tão legal. Estou fazendo aula tb, mas bom ver seu depoimento pra eu me atentar mais pra isso. Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso acontece bastante. é uma questão de prática mesmo. as aulas são ótimas pra te dar uma base, servem como guia, mas o caminho, quem escolhe, somos nós mesmo. :)
      eu que agradeço pela visita e pelo comentário!
      bjsss :**************

      Excluir
  6. Que interessante esse workshop por skype! Sabe, eu tenho muita vontade de fazer um curso de desenho, porque adoro desenhar e pintar e não sou ruim, mas também não tenho tanta habilidade, rsrsrs. Mas eu queria fazer um curso completo mesmo, pessoalmente. O problema é o mesmo de sempre: tempo e dinheiro!
    Eu notei a diferença, sim, hehehehe. Mas os desenhos de antes do workshop também estão maravilhosos, e eu NÃO teria notado a diferença, se você não tivesse comentado. xD

    Beijinhos. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né?! também achei bem legal a ideia das aulinhas via skype. :3 mas, olha, muita gente acaba desistindo do desenho, por medo. mas acho que o medo é natural, e deve ser ultrapassado. mesmo que tu nunca tenhas a intenção de trabalhar com isso. desenho é só uma questão de prática. :)
      acho que tu deveria mostrar os teus desenhos! :) e continuar a desenhar.
      mas que bom que deu pra perceber as diferenças T_T tenho que praticar mais, principalmente a questão dos fundos...
      bjsss :*************
      bjsss:**************

      Excluir
  7. Que amor! ♥ Eu não entendo nada de aquarela, achei a primeira imagem que você falou que parecia sujeira mega maravilhosa. haha Mas como não entendo nada, só tenho que dizer parabéns, e que você tem muito talento!

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Jessica, obrigada pela visita, e pelo comentário! hehe "sujeira maravilhosa" foi boa! xD fico feliz por saber que gostou dos desenhos. :3
      bjsss :********

      Excluir
  8. Ahhh, que legal! Eu nunca mexi com aquarela, mas já vi vários amigos do curso de artes fazendo. Toda ferramenta exige treino e dedicação, ne. Eu gosto tanto das suas pinturas antes quanto depois. Acredito que daqui a um tempo poderemos observar mais mudanças - pra melhor -, pois demora um pouco para assimilarmos e incorporarmos algumas coisas nos trabalhos. Pelo menos, comigo é assim.
    E adorei a dica. Não conhecia a Mary. Acessei agora a página do facebook dos trabalhos dela e estou gostando bastante.
    Beijos! E espero ver mais dos seus desenhos lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, vanessa, (desculpa a demora pra te responder T_T) eu também levo um tempinho para assimilar bem as coisas. o negocio parece que fica processando na cabeça. tanto que precisei de uma semana pra voltar a mexer na aquarela, depois do ultimo dia com a Mary. mas realmente, aquarela é questao de prática. pretendo nas férias fazer, pelo menos, uma pintura por dia. T_T
      enfim, a Mary é legal. hahaha. tu deve ter visto que ela publicou um "mangá" né?! acho que vais gostar mesmo.
      bjsss :*************

      Excluir
  9. Oi Bia! Achei teu blog e gostei das suas ilustrações. Deu pra perceber bem a diferença do antes e depois. Se me permite uma dica (não sou nenhum "as" da aquarela), tente explorar luz e sombra no fundo também, pra dar uma noção de profundidade. Faça aquarelas só de fundos sem os personagens pra facilitar. Tem uma artista de livros infantis que eu gosto muito ( e talvez você conheça) chamada Beatrix Potter, que têm aquarelas reforçando essa noção de contorno. Uma coisa que eu gosto de fazer e talvez ajude é usar só aquarela preta (e suas diluições), no preenchimento de uma imagem, porque meio que facilita o entendimento das cores XD (acho que não fez muito sentido, sou péssima explicando).
    Enfim, adorei ver os registros sobre seu processo criativo e continue treinando! ( não podemos parar nunca haha)
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Ivy, desculpa a demora pra te responder, mas agradeço a visita e o comentário. :)
      Vou te confessa que não conhecia a Beatrix, não, mas fiquei encantada com o trabalho dela! *_* só não sei se entendi bem o que tu quis dizer com relação às ilustrações dela, pq foram poucas as ilustrações que vi que tivessem fundo, no trabalho dela. Mas gostei da dica de fazer fundos sem personagens. Vou fazer isso, sim.
      Enfim, mais uma vez, obrigada pela dica!
      bjsss :***************

      Excluir
  10. Você tem muito talento e entende dos paranauê viu??? showww!!

    http://www.blogproscenio.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita e pelo comentário! :3
      bjsss :*************

      Excluir
  11. Tão legal reparar como a gente melhora né?
    Eu tinha que guardar meus desenhos pra poder ver isso rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelli, mas como assim, tu não guarda! D: eu não tenho os meus primeiros desenhos, de quando era criança, mas tenho os que fazia quando era adolescente. xD é ótimo pra dar aquela levantada nos ânimos mesmo, quando a gente vê o quanto progride! hehe
      bjsss :******

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço aos que reservarem um tempinho para comentar! ♥
Ah!, se tiver alguma sugestão de post ou quiser mandar alguma dúvida, ou qualquer mensagem, vou amar receber *-*

Postagens mais visitadas