quarta-feira, 15 de abril de 2015

Desabafo: o que é ser humano?



Às vezes sinto uma inquietação inexplicável. Vontade de fazer tudo e nada, ao mesmo tempo. Vontade de salvar o mundo inteiro, e salvar somente a mim. E, às vezes, não tenho vontade de salvar ninguém, nem mesmo a mim. É estranho, eu sei. "Falta humanidade em muitos de nós" — ouvi alguém dizer. Não sei bem qual é a etimologia da palavra, mas pressuponho que humanidade vem de "humano". Mas não sei bem o que isso significa. Quando ouço isso, tenho a impressão de que a pessoa está dizendo que está nos faltando bondade (como se o ser humano fosse bom: humanidade = humano = bom).

Mas o ser humano é naturalmente mau. Basta observar crianças, elas são as criaturas mais puras, sem conhecimento de mundo, e com expressões tão lógicas e claras, e mesmo assim são mesquinhas, egoístas, violentas e egocêntricas. Se não fosse pela educação herdada de nossos pais, avós, bisavós, tataravós; se não fossem pelas regras ditadas pela sociedade (leiam o caso desta moça e tirem suas conclusões)... acredito que o mundo estaria em puro caos. Então, o que é ser humano? O que é essa humanidade que nos falta? Quem somos nós, o que somos nós? O que é natural, e o que não é natural?

Acho que transformações nos faz nos sentir assim, pensativos...

2 comentários

  1. Às vezes paro pra pensar nas mesmas coisas. Não penso que o ser humano seja naturalmente mau, mas sim, primitivo. O ser humano, de certa forma, não abandonou sua primitividade, ela vai estar sempre escondida, e vai se revelar mais cedo ou mais tarde. Essa reflexão é uma batalha interna que todos deveriam dar importância, mas a maioria não sabe nem que ela existe.

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
  2. acho que "ser primitivo" é só um eufemismo para a coisa, mas acho que entendo o que tu quer dizer. Mas realmente, a sensação que tenho é de que algumas pessoas simplesmente pararam de pensar. :\

    ResponderExcluir

Agradeço aos que reservarem um tempinho para comentar! ♥
Ah!, se tiver alguma sugestão de post ou quiser mandar alguma dúvida, ou qualquer mensagem, vou amar receber *-*

© 2016 BIAREYS.COM.BR ALL RIGHTS RESERVED. Tecnologia do Blogger.
© Bia Reys: ilustrações
Maira Gall