tutorial: como importar posts dos seus blogs antigos

Olá!
Hoje resolvi trazer para cá um pequeno tutorial que aprendi, que acredito ser de utilidade pública. Pelo menos, aos colegas blogueiros de plantão! ;)

Acredito que nem todos aqui sabem disso, mas antes de criar este blog, eu tinha uns quatro outros blogs. Pois é, desde 2010 sou blogueira, pouco antes da coisa virar febre mesmo.... Enfim, eles estavam desativados, apenas. Não os excluí por que havia vários posts interessantes, que eu gostava, e me dava pena de olhar para todo aquele trabalho em pesquisa e tempo perdido escrevendo algo sobre eles, que me impedia de desapegar daqueles blogs. Então, dando uma pequena pesquisada, depois de tanto tempo, descobri como migrar os posts dos meus blogs antigos para cá! xD E é isso o que eu vou mostrar a vocês aqui.

É bem simples, na verdade. E o melhor de tudo, no meu ponto de vista, é que, por exemplo, eu tinha posts antigos, de 2010, e eles podem aparecer no meu blog novo com essa data. Vocês provavelmente não receberão notificações sobre eles, mas ele vai estar lá, aparecendo nos arquivos do site, e nos linkwithin. :)

Basta seguirem a ordenação numérica que desenhei para vocês, na tela abaixo. :)
 Primeiro, vocês vão no blog antigo de vocês, cliquem ali em "configurações", e vão lá embaixo em "outros". Vai aparecer essa tela, e vocês devem clicar em "exportar blog" (o número 3), conforme mostro aí para vocês. Ele vai abrir uma janela pedindo para você salvar o arquivo, que estará em ".xml". Salvem ele.

O próximo passo agora é ir para a mesma tela, mas do blog novo de vocês, ou o blog para o qual vocês desejam importar o conteúdo. Sigam os passos 1 e 2, e em seguida vão para o passo 4. Vai aparecer na tela a seguinte caixa de diálogo para vocês:


Cuidado aqui!!!
Primeiro, procure o arquivo de vocês, no botão "selecionar arquivo". Digitem a senha que aparecer para vocês. Por último, prestem atenção naquela caixinha de seleção que diz "publicar automaticamente todas as postagens..." Ela é importante. Se vocês clicarem nela, todos os posts do seu antigo blog vai automaticamente aparecer no seu blog novo, do mesmo jeito que ele estava no blog anterior.

Se você, como eu, gosta de editar fotos e padronizar o tamanho delas, é melhor não clicar e deixar para arrumar a formatação do texto e imagens, uma por uma, conforme o seu novo blog. No meu caso, por exemplo, no blog antigo, as minhas fotos estavam com largura de 560 pixels. Neste, todas as fotos estão maiores, com largura de 750. Então, para ficar tudo bonitinho, organizado, preferi deixar para editar tudo, um por um, aos poucos mesmo. Vai dar uma trabalheira desgraçada, mas eu tenho toc. hehe.Além disso, se vocês tem posts que não gostariam de migrar, essa também é uma boa opção para você "passar a peneira" no que deve ou não ir para o blog novo. ;)


Feito isso, tá tudo prontinho! Cliquem  no botão laranja "importar blog", e depois podem fechar a tela.

Lá na visão geral do blog novo, vocês verão, nas postagens, que surgirá a opção "importadas", junto com "todas", "rascunhos" e "publicadas", como na imagem aí de baixo. Quero dizer, isso se vocês não marcarem a opção. Se marcarem, não sei o que vai acontecer. :p

































Só se liguem num detalhe: como eu não deixei marcada aquela opção, tudo o que foi importado ficou ali na opção importada (duh!), mas ao mesmo tempo elas estão como rascunho, embora não apareçam como rascunho lá. Quando vocês editarem uma daquelas postagens importadas, e salvar apenas, sem publicar, a postagem automaticamente vai para a pasta de "rascunho", saindo da "importadas".

Estou ressaltando isso porque eu estava editando um post importado e salvei ele. Quando fui de volta lá nos importados, não encontrei o bendito post e me apavorei achando que tinha excluído sem querer, ou sabe-se lá o que poderia ter acontecido! Mas, então, vi que ele apenas tinha ido parar na rascunhos. :)

Enfim, é isso aí. Espero que tenha servido de alguma ajuda para alguns de vocês. :) Se alguma coisa não estiver claro, ou ficarem com dúvida em alguma coisa, podem me perguntar nos comentários, que responderei, sem problemas. ;)

EDIT: Esqueci de mencionar dois detalhes importantes. Primeiro: que além de importarem os posts, que, btw, vem junto com os comentários do seu blog antigo, esse esquema importa também as páginas do seu blog antigo. Na imagem abaixo, o meu não está aparecendo os "importados" por que apaguei antes de tirar esse print mesmo. Mas elas estarão ali. ;)

Segundo detalhe: Se vocês quiserem que algum post dos que vocês importarem apareça como recente no blog de vocês, não tem problema. É super simples. Basta vocês cuidarem o painel "programar" quando estiverem editando o post, como marquei na imagem aqui abaixo. ;) Cliquem nele e arrumem a data que aparecer ali. E prontinho. divirtam-se! :D


Comentários

  1. Waa, muito útil esse tutorial! Eu tava querendo postar uns textos que escrevi e que estão em outro blog e não sabia como fazer isso. Mas ainda vou pensar, porque gostaria que eles aparecessem como recentes, então acho que não vai ter outro jeito se não copiar e colar, e excluir o post antigo :(

    Te mandei um e-mail com o orçamento das camisetas e com meus dados também. Só esqueci de falar que o modelo é camiseta mesmo, não babylook (no caso da sua, acho que seu namorado não iria querer uma babylook hahahaha). Elas vão ficar um pouco mais compridas do que a medida que você me enviou, mas a largura ficou praticamente exata. Se precisar de algo, dá o toque! Beijões! :))

    http://sabado-chuvoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Andressa! que bom que gostou do tutorial, achei que fosse útil mesmo. :)
      Ahh, sobre esse negocio de aparecer como recentes, tem como fazer isso também, esqueci de colocar no tutorial, mas já adiciono! ;) bem lembrado mesmo. também tenho alguns posts que aparecessem como recente... ;)

      Ah, acabei de responder o teu email também. :D se a minha ficar um pouco mais cumprida, melhor ainda. até prefiro camisas compridas! :D
      bjsss :*************

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço aos que reservarem um tempinho para comentar! ♥
Ah!, se tiver alguma sugestão de post ou quiser mandar alguma dúvida, ou qualquer mensagem, vou amar receber *-*

Postagens mais visitadas