sábado, 7 de abril de 2012

Filme: Gundam 00 A Wakening of the Trailblazer














Sinopse: É o ano 2314 dC. Dois anos após a derrota de Uma série de leis, o novo governo da Federação da Esfera Terrestre tem buscado a paz através da criação de um mundo livre de armas. No entanto, um navio com deficiência enviada a Júpiter, 130 anos atrás de alguma forma retorna à Terra, aparentemente sem sinais de vida a bordo. Ele anuncia o início da batalha de última hora que a humanidade está em jogo. Agora, a Celestial Being faz seu retorno para defender a humanidade da nova crise.

Já faz um tempinho desde que vi o último episódio da segunda temporada da série, mas só agora pude ver o filme. T_T Ele estreou no Japão em 2010.

Gundam 00 é uma das minhas séries favoritas! *O* Ela tem de tudo, ação, drama, romance, sangue e morte de personagens importantes T__T É uma série que te faz rir e chorar.

Para contextualizar um pouco, de acordo com o wikipedia, a história da série se passa num futuro distante, onde o petróleo é um bem escasso e a humanidade tem que confiar principalmente na energia solar. Este mundo está dividido em três grandes blocos economicos: A União de Energia Solar e Nações Livres a.k.a UNION(ユニオン; baseada na OEA, Estados Unidos, Austrália e Japão),, A liga de Reforma Humana (人類革新連盟; basada na China, Rússia e Índia) a.k.a HRL e a União Avançada Européia basada na União Européia a.k.a AEU.

O mundo sofre de constantes guerras por motivos economicos, sociais e politicos, e sofre com a tensão gerada pela rivalidade entre as 3 grandes nações, fazendo com que uma organização paramilitar chamada “Celestial Being” comece a atacar com o objetivo de dar um fim as guerras do mundo com o uso de força bruta, esta sendo conseguida atraves do uso de robôs nunca antes vistos — conhecidos como Gundams. Entre drama e ação, é assim que a série se desenvolve. E é para finalizar a série que o filme entra com uma nova estória, que se passa dois anos depois do final da segunda temporada. As mudanças são bem visíveis nas personagens, que aparecem mais maduras.

O filme começa mostrando que o planeta desfruta de um momento de paz entre as nações, livres de conflitos armados. Até que, lá pelas tantas, algo surge no espaço. Eles tentam resolver as questões de forma diplomática, evitando o combate direto e sem derramamento de sangue, mas, claro, nem sempre isso é possível. O desespero torna as pessoas irracionais.

Enquanto isso, a Celestial Being se mostra nunca satisfeita com essa paz ilusória. Eis que, então, o filme mostra que há uma matéria em atividade em Júpiter. Uma sonda espacial havia sido enviada para o planeta, numa missão há séculos atrás, mas, de repente, começa se mover em direção a Terra. Para tratar disso, a federação da terra envia suas tropas de Mobile Suits para destruir o satélite ainda no espaço. Eles o destrói, mas alguns fragmentos acabam por cair em solo terrestre. Entretanto, desde que caíram na Terra, acontecimentos estranhos acontecem. Os fragmentos que caíram continham uma matéria alienígena viva, que vai atrás de indivíduos com grandes ondas cerebrais, com possibilidade de se tornarem os Inovados (que seriam uma evolução dos Inovadores).

A novidade que o filme trás, além do cabelão do Allelujah T_T e as tranças da Marie, é que Setsuna já é um Inovador. E com esses novos ataques que o planeta vem sofrendo, ele se reúne novamente à Celestial Being para combater o mal, evitando que essa nova forma de vida domine o planeta. E o Tieria, que se não me falha a memória havia morrido, ressurge sintetizado num novo corpo para ajudar o Setsune F. Seiei (todo mundo deve repetir esse nome! XD).

Bom, como Inovador muito fodástico que é de se esperar que o Setsuna fosse, ele parece conseguir entrar em contato com essa matéria que, à propósito, é formada por metal.

PS: mais alguém notou a semelhança com Guilty Crown? Não sei quem veio primeiro, o anime ou o filme? Talvez o mangá do Guilty...

Enfim, as batalhas são travadas e todas as nações se unem para combater o ataque. As cenas de ação são intercaladas entre o drama, entre mais esclarecimentos, e conversas políticas. Enquanto uns tentam trazer a paz de volta através da força, há os que acreditam que apenas a conversa pacífica, onde todos possam entender uns aos outros é que resolverá. Uma coisa que chamou atenção foi a revelação do possível romance entre a Feldt e o Setsuna. Não sei se todos se lembram, mas ela gostava do Lockon T_T. Mas no filme, com esse espaço de dois anos de diferença, algo mudou. No entanto, ele parece ter o menor dos intersses românticos por ela. Acho que ele ainda sente algo pela Marina... Eu torcia para que ela ficasse com o Lockon (que agora é o irmão dele, na verdade. Me esqueci do verdadeiro nome dele) mas fiquei com peninha dela. Além disso, o Lockon ainda se mostra em luto pela Anew em uma cena. T_T Ah, mas Tieria ainda recebe uma declaração de amor da Millena! *_* Foi muito fofo!

Outro detalhe que chamou a atenção, é que, na primeira ou segunda temporada, a Feldt não ia com a cara da Marie. Mas no filme, todos parecem amigos, com problemas resolvidos...

No final do filme, então, temos uma cena bacana que mostra que este contato com forças maiores já estava previsto há muito tempo nas escritas do Aeolia Sheinberg; no qual ele fala que a humanidade deveria estar preparada para enfrentar tudo isso.

E o vídeo se encerra com uma mensagem:

"A paz não pode ser mantida através da força. Ela só pode ser obtida atrás da compreensão."

Lindo, né? :)

A trilha sonora, como de se esperar, é impecável com todos aqueles cantos líricos! E arte continua de babar. *O*

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradeço aos que reservarem um tempinho para comentar! ♥
Ah!, se tiver alguma sugestão de post ou quiser mandar alguma dúvida, ou qualquer mensagem, vou amar receber *-*

© 2016 BIAREYS.COM.BR ALL RIGHTS RESERVED. Tecnologia do Blogger.
© Bia Reys: ilustrações
Maira Gall