Livro: A Gaiola







Primeiro livro do ano! Levei mais tempo do que ele merecia ter sido lido, talvez por não ter me identificado com nenhuma das personagens. No entanto, ele merece entrar para a lista de favoritos de qualquer um que aprecie a verdadeira literatura.

Sinopse: Ninguém é capaz de prever o momento em que a vida está; prestes a mudar de rumo. Felix Hamilton teve o seu ao conhecer a atriz Angel Blake. Dali em diante ele soube: sua vida nunca mais seria a mesma. Assim começa A Gaiola, segundo romance de Marcia Willett publicado no Brasil. Um livro que viaja deliciosamente pelo passado e pelo presente dos personagens, mostrando como tudo na vida está; ligado às escolhas realizadas.“De talento comparável ao de suas conterrâneas Rosamunde Pilcher e Maeve Binchy, Willett constrõi personagens que despertam sentimentos profundos enquanto tece enredos instigantes e provocativos.” (Booklist)

Eu não conhecia esta autora, foi a primeira vez que li seu nome em uma capa de livro. Na orelha de trás, informa que ela é autora de 13 romances.

Enfim, a Marcia leva o leitor a uma fantástica viagem no tempo, na história das personagens, com idas e vinda ao passado e presente. Esse tipo de enredo pode ser meio perigoso, para quem não souber escrever bem; para quem não tiver bem definido seu foco, mas, em A Gaiola, esse recurso está muito bem definido. Em nenhum momento me senti "perdida" no tempo.

Bom, como de costume, o que me atraiu ao livro foi a capa. Tão linda e delicada, passa realmente a ideia de romancismo. Como sou designer gráfica, me sinto obrigada a fazer esse tipo de cometário sempre. É a capa dos livros quem chama em primeira instância o leitor. E ela deve estar muito bem caracterizada de acordo com a estória que estamos prestes a ler, caso contrário ela perde todo o seu papel de convite à leitura. Se o convite não for bom o bastante, com atrativos suficientes, ninguém irá à festa.

Mas qualquer dia desses, vou dar com a cara no chão por me deixar sempre levar pelas capas. É, eu sei! Haha.

Bom, a estória gira em torno de quatro personagens: Lizzie, Angel, Felix e Piers. Felix, infeliz com seu casamento, se encanta com a graciosidade, generosidade e bom humor de Angel, que também já tinha uma filha — Lizzie. Os dois se envolvem tão rápida e profundamente quanto a separação aconteceu.

Piers, filho de Felix com sua esposa, por comentários maldosos de sua mãe enciumada, vê o pai como um inimigo. Ele passa boa parte da trama guardando rancor e dúvidas sobre o amor paterno, e vive por anos sem compreender porque o pai traíra sua mãe, mesmo reconhecendo o gênio possessivo da mulher.

Nisso, vidas surgem, dramas se desenrolam, problemas vêm e vão, até Lizzie, filha de Angel com um homem praticamente desconhecido, ressurge na vida de Felix. Anos mais tarde, depois de um terrível incidente, (ela, agora mulher de quase cinquenta anos) retorna à Gaiola (o recando especial de romance entre Feliz e Angel) para buscar mais verdades sobre o passado, e o motivo do desaparecimento repentino de Felix. Sem querer, encontra Piers, e mais um monte de novas emoções transborda na trama.

Como a própria Booklist criticou, Marcia mostra com grande maestria os sentimentos mais humanos em suas personagens. Amor, ressentimento, mágoa, medo, receios... todos muito bem demonstrados nas personagens com seus dilemas. Eu resumiria o enredo como uma deliciosa salada de sentimentos, que nos faz sentir o gosto amargo de algumas fugas, o doce sabor da delicadas personalidades femininas, mas azedos em alguns...

É um romance adulto; para quem está acostumado a ler somente infanto-juvenis, talvez, não goste. Mas eu super recomendo a leitura. Além disso, ele mostra claramente que em um um bom romance, nem sempre, é necessário cenas de beijos. Apenas a relação entra as personagens, entre algumas palavras bem pensadas, transmite toda a imagem romântica necessária para se torcer por casais. Esse, sem dúvidas, é um daqueles livros para se ler tomando uma xícara de café com biscoitos. Ou, quem sabe, bebendo um bom vinho à beira da lareira, ou na varanda de casa. :)

Comentários

Postagens mais visitadas